segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Os dinossauros da Republica
Ainda na década de 90 eu não compreendia o que significava bem o termo política de interesse publico e política de interesses particulares, já nos anos 2000 comecei a perceber que existem interesses totalmente distintos. Política de interesse publica é quando o agente possuidor de mandato eletivo segue todos os padrões éticos visando sempre o publico, já o outro nem precisa de comentários. Em Brasília ta passando por isso de uma forma mais explicita, graças aos nossos agentes políticos durante esses dias conseguimos entender que o interesse particular se impõe em relação ao interesse publico. Os dinossauros defendem seus interesses de uma forma tão convincente que chega até convencer até os mais céticos em seus diálogos nas bancadas, eu até entendo tal defesa, pois estão preparando terreno para seus futuros substitutos e herdeiros.

Nesse país só existe a improbidade porque o gestor publico - aquele encarregado de gerir o bem publico - não discrimina através de planilhas os valores unitários de compras em geral, o que acontece é que o gestor publico só manda publicar o valor total do que se adquiri, nunca se fica sabendo quanto custa, por exemplo, um computador comprado pelo dinheiro publico via licitação, pois assim como se compraria um computador básico de R$ 1500,00 ou mesmo pode estar sendo comprado pelos 2500,00 é nessa lacuna que as coisas acontecem. E assim amigo o Brasil só perde! A corrupção é um câncer maldito na minoria das vezes é difícil de controlar (quando no inicio), mas quando o câncer se instala e cria suas raízes e ramificação fica impossível. Se todo dinheiro desviado fosse investido em saúde, educação e segurança seria há pelos menos uns 40 anos mais adiantado, ou seja, um país de 1° mundo.

Às vezes tento não acreditar, mas já cheguei à conclusão que os mandatários do poder querem mesmo é que o povo seja sempre miserável, um povo pedinte para justificar os gastos e daí os futuros desvios de dinheiro publico. Infelizmente ainda não sabemos escolher nossos representantes e os poucos que acertamos, quando investidos de Poder Publico não demoram e aos poucos se desviam também e começam a si sentar e cortejar os Dinossauros do Poder. É até engraçado, quando eles tentam votar qualquer matéria para beneficiar os menos favorecidos, ou seja, o povo em geral. Essas matérias chegam a passar anos e até dezenas de anos, mas quando o assunto é de interesse de deles, principalmente quando o assunto é liberação de orçamento e aumento de salários e benefícios aí sim, a coisa anda tão rápido que o trem bala do Japão fica é longe.

Administração publica de forma geral só vai funcionar quando os responsáveis por delitos forem individualmente responsabilizados pelos seus atos, de forma célere e exemplar, pois como são investidos do poder de Estado, que passem a ser responsabilizados por tal, pois é muito contraditório invocar o poder do Estado só quando for para se beneficiar. Para terminar gosto de ser servidor publico acho importante, se Deus permitir vou concluir uma faculdade de Administração e me especializar em Gestão Publica e seguir carreira no ramo.